A lagarta do pinheiro, também conhecida como “processionária”, é um inseto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal. O contacto, direto ou por inalação, com os pelos da lagarta pode provocar uma reação alérgica cuja gravidade depende da intensidade da exposição e da sensibilidade individual.
Em caso de contacto com a lagarta do pinheiro, deve:
- Retirar o vestuário e tomar banho;
- Se os olhos tiverem sido atingidos, lavar com água corrente durante cerca de 10 minutos;
- Remover os pelos urticantes que possam ter ficado aderentes à pele (por exemplo, com um adesivo);
- Aplicar um creme hidratante;
- Se os efeitos/reação alérgica forem intensos, deve procurar a ajuda de um médico;
- Contacte o CIAV – Centro de Informação Antivenenos: 800 250 250;
Os animais são igualmente sensíveis ao contacto com as lagartas sendo aconselhado procedimentos idênticos. Será conveniente uma observação por um veterinário particularmente no caso de cães e gatos.
Estes episódios são muito frequentes tanto nos adultos, como nas crianças, principalmente na fase em que os pelos são libertados.
Normalmente, é a partir de dezembro que aparecem os Ninhos de seda nos ramos dos pinheiros. Entre janeiro a maio, surgem as filas de lagartas a descer pelos troncos dos pinheiros e, na primavera, os pelos urticantes das lagartas são libertados. Contudo, nos últimos anos, tem-se verificado um aumento desta praga e uma alteração do calendário, sobretudo devido às condições climáticas.
FONTE: INEM.PT